quinta-feira, abril 23, 2009

Livro pra voar


A Unesco instituiu 24 de abril como o Dia Mundial do Livro. Eu realmente não podia deixar passar em branco uma data tão importante.
Há dias, li num especial dominical de um jornal - não lembro se era Folha ou JT - que, na contrapartida da decadência do mercado fonográfico, o segmento de livros registra crescimento no Brasil nos últimos anos. Em 2008 o número foi um recorde!
De fato, tenho notado mais pessoas lendo ou falando sobre livros e isso me deixa realmente esperançoso com relação a nosso país.
Livro muda. Eu sei.
Quem sabe não seja esse crescimento no mercado literário mais um - imprescindível - passo do Brasil rumo a algo diferente do que temos hoje?
Livro muda. Eu sei.

A escolha da foto para esse post é emblemática para o momento. Poderia usar uma capa qualquer, mas a imagem dos livros 'trepando' tem a ver com a cabeceira da minha cama. Ela está assim. E das trepadas dos livros vem a multiplicação e a pilha vai aumentando...

Além das 'xerox' que trechos de obras para ler por conta do curso de letras, tô com uma filinha respeitável, todos começados e caminhando pro final.
"A paixão segundo GH", de Clarice Lispector é um deles. Não curti. E chegar ao final deixou de ser prioridade no momento.
"Quarup", do Antônio Calado, é dos grossos e a leitura está sendo feita a passos curtos - o Hamilton já reclamou disso!
"O último teorema de Fermat" é do Agnaldo e tem me mostrado um lado encantador da matemática que eu desconhecia!
"1984" é leitura retomada, porque outro dia vi lá na estante e achei que lê-lo nesse momento seria importante...
"Poemas", de Maiakovski com tradução de Haroldo de Campos, estava perdido por mais de um ano nas mãos do amigo Marcelo - ele nega, mas sinto que quis oprimir a poesia operária... Ele devolveu o livro, mesmo sem o pagamento do resgate, e agora estou lendo como poesia deve ser lida: em voz alta, algumas por dia, nem todos os dias...
Estão na cabeceira também o começado "Anjos caídos", do colega da USP Ricardo Valente, e "Cabeça de papel", do Paulo Francis, que peguei pra reler na iminência do documentário "Caro Francis", mas isso é história pra outro post...
Hoje me caiu nas mãos um "Alice no País das Maravilhas", empréstimo da colega de faculdade, com tradução do Monteiro Lobato... No ônibus já mandei umas boas páginas - eu não queria começar outro. Juro. Mas não tinha mais nenhuma à mão... O consolo é que no ritmo que vou acabo e devolvo logo.
Pra comemorar a data, passei no sebo no feriado de segunda-feira e comprei "Trópico de Câncer", de Henry Miller, e "Grandes Esperanças", do Charles Dickens - foi citado no "Jogo do Anjo", do Zafón, e desde então tava querendo reler - como adulto, só vi o filme da Gwyneth, mas isso é história pra outro post.
Já dei uma 'curiada' nas orelhas e primeiras páginas dos dois, mas prometo só começar a leitura quando diminuir a fila. Ah, também aguardo com ansiedade o empréstimo dos "Contos de ficção científica" do camarada Waltão...
Olhando daí, sei que a lista parece confusa, sem sentido e até com sinais de pretensão intelectual. "Aff... Um parágrafo de cada por dia, você termina até 2011", foi a brincadeira que ouvi na cama esses dias, quando a mulher notou a pilha na cabeceira.
Mas eu me entendo com eles. Afinal, ler é um prazer. Dos grandes prazeres, eu diria. Daqueles que se tem na cama, sabe?
E você, o que anda lendo, não necessariamente na cama? Me conta aí.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!!! Assim como vocÊ também estou com uma fila de livros para ler...Comecei o 1984, e dei uma parada. Estou lendo também Ao Sul de Lugar Nenhum, de Bokowski, autor que gosto muito. Peguei emprestado o Neve de Orhan Pamuk. Muitos detalhes, leitura arrastada, mas vou terminar de ler!