sexta-feira, junho 26, 2009

O fim de uma era




Penso que almas inquietas só encontram a paz na arte ou na morte.
Há tempos, o velho Michael não encontrava paz em sua arte.

Espero que a tenha encontrado na morte.

Pois é. Lembro que era um sábado à tarde, de 1983. Eu tinha 7 anos e fiquei encantado com aquele videoclipe cheio de caras com jaquetas de couro e canivetes. Gangues de verdade travando uma briga na madrugada. Eis que surgia um sujeito com a jaqueta mais legal de todas, cantando e dançando ao som de um guitarra pesada. Eu achei sensacional!

Dias depois, aquilo era uma verdadeira moda. Nas ruas, pessoas usavam jaquetas que imitavam as do videoclipe. Nos programas de calouros, os imitadores só queria dançar como o sujeito da jaqueta vermelha. O nome dele era Michael Jackson. E a música era Beat it.

No auge da febre, eu com 7 anos, me lembro de minha mãe dizendo pro meu pai: "Meu Deus, esse cara acho que é mais famoso do que os Beatles, né?"

E eu então perguntei: "Pai, o que é Beatles?" Foi assim que fiquei sabendo da existência do quarteto de Liverpool e só bem mais tarde fui ter contato com a música deles.

Também foi bem mais tarde que eu fui descobrir que aquele som que me encatava em Beat it era de guitarra. E ainda mais tarde, descobri que aquela guitarra era tocada por um cara chamado Eddie Van Halen.

Se você acha exagero as pessoas dizerem que Michael Jackson mudou o mundo da música, eu posso afirmar que não! Só na vida ele foi o responsável por eu saber o que era Beatles, o que era guitarra e o que era ser um astro de verdade! Pô, isso é muita coisa!

Descanse em paz, Michael! A música e cultura pop devem muito a você!

3 comentários:

Walter Junior disse...

como eu disse... ele influenciou a vida de muita gente, mesmo sem essas pessoas saberem.

RonaldoHR disse...

O cara era realmente foda, um dos últimos astros de verdade a aparecerem, mas infelizmente manchou demais sua vida nos últimos anos

Hamilton disse...

A primera frase do seu post é perfeita! Se encaixa na vida de muita gente!
Agora, que ironia descobrir a guitarra num clip dele!
Abs