quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Comes e bebes


Quando estou de bom humor meu apetite aumenta vorazmente. Assim foi hoje. A excelente notícia da aprovação no vestibular chegou bem na hora do almoço. Sozinho em casa, entre um frila e uma navegada na net, me preparava para preparar o almoço, meio sem fome, meio com preguiça, quando o cumpadre – há camaradas nessa vida que são verdadeiros achados, né? – Marcelo liga. “Parabéns, meu amigo. Você foi aprovado na Fuvest”.

Pronto. Humor em alta e apetite a reboque. O pratinho acabou saindo meio grande. Mas acabou descendo com facilidade. Arroz, feijão, carne com batata – o famoso guizado, né Alê? – farinha de mandioca e minha mais nova companhia das refeições: o vidrinho de Tabasco. Adoro pimenta – e nem tenho alergia, margarida – e ultimamente estou viciado no molhinho mexicano. Nossa! O prato ficou tão bonito que tive de fotográfa-lo.

Até lembrei do mano Walter, com quem almocei na segunda-feira. Levei o bicho pra comer num lugar bacana. Do jeito que gosto: paga-se dezessete pratas e come-se à vonade. Pô, ele fez um pratinho bem modesto e, quando voltei à mesa com o prato do segundo tempo , Walter me olhava com cara de admiração. "Você não come, não?", indaguei. "Não como você", ele respondeu de maneira seca.

Mas voltando ao almoço de hoje, comemorativo e solitário, ele não foi o bastante. Depois de trabalhar à tarde e fazer a filhota dormir – como um anjinho –, acabei a noite com uma cerveja – na verdade, três – pouco conhecida, mas, assim como o Tabasco e o prato do almoço, deliciosa. O nome é Stella. Da cerveja. E realmente me lembrava-me de ter tomado numa outra ocasião. Aliás, no mesmo bar, o Café Piu Piu, porém dessa vez estava ainda mais especial. Além da comemoração do vestiba, a banda da noite era formada por colegas da imprensa automotiva – Glauco e Alê da Autoesporte, a quem interessar possa – com repertório de rock and roll do bom. De U2 a Franz Ferdinand, passando por Stones e Strokes.

Cerveja, colegas de profissão e rock and roll! Uma boa maneira de comemorar o ingresso na USP, um sonho antigo. O curso de jornalismo, que tentei em 1995, acabou não dando, mas agora vou encarar Letras. Nada mau para um apaixonado por literatura e verdadeiro amante da nossa – inculta e bela, né professor? – língua portuguesa.

P.S.: O Glauco, editor da revista e vocalista nas horas vagas, me lembrava alguém, sempre que o encontrava. Somente esta noite, com ele em cima do palco, a ficha caiu. Ele não gostou da piada, mas encarou com bom humor: "Para parecer o Thon York, do Radiohead, eu tinha de deixar o olho cair." Imagens valem mais que palavras...


2 comentários:

Walter Junior disse...

Pô mano, parabéns pela aprovação! Veja se aprende a escrever agora! hahahahahaha!

Astronauta Solitário disse...

Hahahaha...Meu velho, passei os últimos 32 anos tentando aprender escrever. Agora, que tava quase lá, os caras resolveram mudar um monte de coisa...

Abs