terça-feira, fevereiro 03, 2009

Fim de recesso


Pois é, estive de férias por uns dias, mas acho que agora consigo voltar a postar regularmente.

Fiz uma viagem incrível pra Manaus e pretendo falar mais disso.

Por hora, quero só lembrar que hoje, 3 de fevereiro de 2008, faz 50 anos que o avião American Pie caiu, matando Richie Valens, o famoso cantor de "La Bamba", e Buddy Holly, de "Peggie Sue".

Richie Valens teve seu reconhecimento com o filme "La Bamba", de 1987, interpretado - muito bem, por sinal - por Lou Diamond Phillips. Foi um tremendo sucesso e a faixa-título virou hit de uma nova geração - a minha! - ao lado de "Dona" e outras.

Buddy Holly, entretanto, nunca foi muito famoso no Brasil. E não ganhou um blockbuster de Hollywood. De qualquer forma, foi um grande músico - apesar da carreira curta - e embora tivesse apenas 22 anos quando o avião caiu, legou o estilo nerd ao rock and roll. Os caras do Weezer é que o digam.

Mas, a tragédia de uns foi a salvação de outro. Don McLean, pra ser mais exato. Em homenagem ao fato ele compôs, em 1971, a música American Pie - nome do famigerado avião. A balada com violão e piano ganhou o mundo e McLean, apesar de outros sucessos, jamais atingiu tamanha popularidade. Merecidamente. A música é mesmo um pérola da composição.

"bye-bye, miss american pie."
Drove my chevy to the levee,
But the levee was dry.

O que o Chevrolet de McLean faz na história não importa. Cantarole esse refrão junto com o vídeo e me diga depois se o sujeito soube ou não fazer um hit.

Sem falar na parte emocional para os que entendem - inclusive do ponto de vista do contexto histórico, e aí, só sendo americano nos anos 70... - e na frase "The day the music died"

A frase é mesmo impactante. Embora o próprio McLean tivesse consciência da inverdade que ela encerra. Bom, se ele não tinha na época, certamente percebeu quando ganhou os milhões com sua America Pie: a música nunca morre!

Que Deus salve o rock and roll

3 comentários:

Walter Junior disse...

Fala mano véio! Cara, o Buddy teve um filme sim, em 78, passou algumas vezes na Globo, com o Gary Busey no papel. Vlw!

Astronauta Solitário disse...

Então, eu conheço esse filme, mas foi por isso que usei o termo blockbuster... O do Buddy é bem mais modesto! Hahahaha... Mas valeu o toque!

Abraço

Anônimo disse...

Mais um puta texto bacana. Valeu heverton.