quinta-feira, maio 28, 2009

Mentiras sinceras




No último final de semana estive num Sesc assistindo a mais um show de Kleber Albuquerque, cantor e compositor que eu admiro muito. Na verdade, acompanho o trabalho do cara há muito tempo. Desde 1994, quando ouvi pela primeira vez uma música dele na 'falecida' rádio Musical FM.

De lá pra cá muita água rolou e o cara já gravou vários CDs, um melhor do que o outro. As letras tocantes, interpretações viscerais e muita criatividade. Na linha de Zeca Baleiro, Lenine, Chico César e Moska. Aliás, acho o Kleber tão bom quanto - ou melhor - do que estes caras, mas a carreira dele simplesmente não decola. Mazelas do cenário musical brasileiro...

Ainda assim, ele tem fãs fiéis, vários, e sou um deles. Vou em quase todos os shows. Já virou piada entre os amigos: "Você é assessor do Kleber nas horas vagas?"

Pois bem. O show nesse final de semana, porém, era bem diferente: "Mentiras sinceras", uma homenagem a Cazuza. O projeto conta ainda com Luiz Gayoto e Stevan Sinkovitz, parceiros de Kleber.

Na adolescência eu ouvi muito Legião Urbana. As letras do Renato Russo me mostraram muita coisa nessa vida.

Gostava de Barão e depois do Cazuza, mas só parei pra prestar atenção nas letras do carioca quando ouvi "O tempo não pára" - naquele tempo tinha acento!

Lembro do próprio Renato Russo falando num show: "Sou um cantor numa banda de rock e alguns dizem que sou poeta. Eu vou falar de um carinha. Ele é do signo de áries. Ele gosta da Janis Joplin e dos Rolling Stones. Ele se chama Cazuza. E eu digo: ele é poeta"

Escolhi a verdade como ideologia de vida. Às vezes - quase sempre - não querem ouvi-la, mas como prefiro que usem comigo a verdade e somente a verdade, é isso que uso com os outros.

É uma espécie de ideologia. Entre outras.

E aqui o Cazuza teve papel importante na minha formação. Foi ele que me colocou na cabeça que eu precisava de - pelo menos - "uma" pra viver... Ah, ele também falou em "mentiras sinceras me interessam" e isso me deixava eufórico. "Que tirada inteligente", eu pensava...

Também lembro de ficar fascinado em ouvir de um cara que sabia que ia morrer, doente em fase avançada: "eu vi a cara da morte e ela estava viva".

Ele sabia mesmo o que tava fazendo.

Assista à aversão de "Eu queria ter uma bomba" feita para o projeto e me diz aí, o Cazuza manjava ou não da arte de fazer música?

Nenhum comentário: