segunda-feira, julho 21, 2008

WATCHMEN

É incrível como sempre carrego a sensação de ter chegado atrasado aos bons momentos da vida.
A música de que mais gosto teve sua decadência justamente no final da década de 80, exatamente quando eu atingia a idade de ouvi-la.
O jornalismo que adoro começou a sofrer, exatamente no final da década de 90, quando entrei na profissão, a perda da credibilidade e do romantismo das redações...

Mazelas do mundo moderno.
Passei por boas empresas, até multinacional do boom "pontocom", mas sempre quando estavam dando adeus aos seus melhores momentos ou prester a passar por crises.

Inacreditável.
E a sensação vai adiante. Por anos, a TV a Cabo era uma utopia. Ver Manhattan Conexion era um sonho distante. Arranjo uma namorada com o aparato em casa – claro que o namoro não teve nada a ver com a vontade de ver o Manhattan - e também já era tarde. Arnaldo Jabor ocupava o lugar de Paulo Francis, que era, na verdade, o motivo de eu querer assistir ao programa. Quando descobri Paulo Francis, ele morreu.

Outro dia, o mano Waltão me trouxe suas edições de Watchmen, o famoso HQ de Alan Moore, publicado em 12 edições limitadas que mudou a história dos quadrinhos. Comecei a gostar de quadrinhos nessa época, tinha uns 12 anos, e realmente não sobrava pra comprar um Graphic Novel de luxo, como eram os exemplares de Watchmen, carinhosamente emprestados pelo amigo. Pois é. Mais uma coisa que chegou bem tarde às minhas mãos. Ao final da leitura, não conseguia entender porque deixei pra isso pra depois. Me lembro vagamente de até ter tido acesso, mas inexplicavelmente, deixei passar. Essa foi vacilo, não azar.

Mas nem por isso, Watchmen deixou de me marcar. Simplesmente DU CARALHOl. Num clima de guerra fria, confrontos intercontinentais e pessoais, travados por humanos tão heróis que nem parecem humanos. E que são tão humanos, que nem parecem heróis. Fodástico!
E como às vezes a gente consegue se antecipar a algo, pelo menos posso dizer que li a obra antes de virar filme. Aliás, filme esse que é o verdadeiro motivo desse post.
A película, dirigida por Zack Snyder (de 300), tem estréia prevista para 6 de março de 2009. Anote essa data e vá se preparando... Tenho certeza que vai ser muito bom! Ah, não posso deixar de agradecer o mano pelo empréstimo das raridades! Valeu!

Um comentário:

Walter Junior disse...

É nós na fita, mano! Who Watches the Watchmen?