terça-feira, dezembro 09, 2008

Titereiros curiosos


A idéia é bem boa. Melhor do que o romance coletivo do Orkut que acabei desencanando de acompanhar.

O escritor Thales Guaracy é o personagem de um reality show 'inteligente' - a expressão é da Mona Dorf, do Trip Eldorado, por onde eu fiquei sabendo da história toda.

É assim: o romancista está, de terça a sábado, entre 11 e 19 horas, produzindo seu mais novo livro 'ao vivo' na Livraria da Vila. Os curiosos de plantão podem acompanhar a tarefa de perto e até dar palpites.

O livro ainda está no comecinho. Na verdade ele só escreveu o primeiro dia.

É possível também acompanhar pelo blog: http://oescritornalivraria.blogspot.com/

Hoje li o Dia 1 e gostei. O mote até me atraiu e o formato da coisa também. Mas depois que li a primeira parte me dei conta de uma metalinguagem implícita que me deixou ainda mais curioso.

O romance começa com a entrada do casal Flávia e Marson na cabana de uma cigana a fazer previsões e leitura de mão. Marson vai contrariado, pois acredita que o futuro é inexoravelmente consequência direta do que construímos e fazemos. Não acha que a previsão da cigana vá mudar alguma coisa. Aliás, nem acha que ela seja capaz de prever algo. O capítulo terminou com um suspense no ar. Ponto para o escritor.

Vou entrar à tarde para ver a sequência e 'descobrir', maravilhado, que o destino de Marson não está, de fato, na previsão da cigana e muito menos relacionado com o que ele fez ou construiu até então. Está na 'imaginação' dos leitores e curiosos que darão palpites pelo blog ou pessoalmente.

Já estou me programando para visitar a livraria...
Publicar mensagem

Nenhum comentário: